15.2 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Março 28, 2024

Um sábado com Saramago: «Branco» e «Ensaio Sobre a Cegueira»

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Dia 12 de novembro o Nobel da Literatura, José Saramago, cujo centenário do nascimento o Município da Figueira da Foz tem vindo a comemorar, será lembrado em dois espetáculos, um de teatro e outro de dança contemporânea, inspirados em duas obras do escritor.

Pelas 16h00, no Auditório Municipal, o AVA – Grupo de Teatro da Associação Viver em Alegria leva à cena a peça «Branco», que tem por base o romance «Ensaio sobre a Lucidez», e que foi utilizado ano letivo 2021/2022 da Universidade Sénior da Figueira da Foz, na disciplina de Teatro, lecionada por Luís Ferreira, para a concretização do Exercício de Final de ano.

O elenco é constituído por dez dos quinze alunos que frequentaram a disciplina. Já a adaptação e encenação ficou a cargo de Luís Ferreira. Os bilhetes devem ser adquiridos junto da Associação Viver em Alegria

No final de «Branco» realizar-se-á uma conversa com o público «A escrita cénica de Saramago», sobre as adaptações cénicas de duas obras do universo de um mesmo autor literário, na qual participará a coreógrafa Nélia Pinheiro, criadora do espetáculo de dança «Ensaio Sobre a Cegueira», que será apresentado pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, no Grande Auditório do Centro de Artes e Espectáculos (CAE), pelas 21h30.

A criação «Ensaio Sobre a Cegueira», resulta do culminar de um percurso de experimentação coreográfica, em torno do comportamento humano em situações de crise e violência. Os conflitos interiores, o medo, o individualismo como forma natural de existir, as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade, elencam a natureza comportamental dos intérpretes. Em cena, a natureza humana é apresentada de forma crua, sem emoção.

Com um formato próximo da instalação artística, a criação apresenta uma linguagem experimental, tanto a nível visual, como a nível do posicionamento do corpo na dança e na cena.

Os bilhetes encontram-se à venda no CAE e na ticketline, têm um custo de 5,00€. Os leitores da Biblioteca Municipal beneficiam de um desconto de 50% (mediante apresentação de cartão de leitor). A entrada é gratuita para os alunos e professores de escolas de dança do concelho e para alunos e professores da Disciplina de Português do 12º Ano (mediante comprovativo no levantamento de ingresso).

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d