Publicado na edição de Outubro de 2022 da Revista FOZ

 

DESPORTO E A PAZ

A realização dos Jogos Olímpicos da Antiguidade estabelecia uma trégua entre as cidades que estavam em situação de guerra. Designou-se esse momento por TRÉGUA OLÍMPICA.
Durante esse período os atletas, artistas e suas famílias, bem como os peregrinos comuns, poderiam viajar em total segurança para participar ou assistir aos Jogos Olímpicos e voltar depois para os seus respetivos locais de origem.
O que talvez ajude a explicar que, ao desporto em geral e ao movimento olímpico em particular, tenham sido atribuídos objetivos pacificadores e uma espécie de bálsamo perante situações de conflito, se não mesmo de guerra.
A história do desporto tem exemplos contraditórios sobe esta espécie de efeito milagroso. Os Jogos Olímpicos foram interrompidos (edições de 1916 e 1940,1944) precisamente por conflitos à escala mundial. E o desporto foi também palco para a continuação de conflitos por outros meios, como o atestam os boicotes por parte de alguns países a edições dos Jogos Olímpicos ou o aproveitamento da sua realização para atentados a vidas humanas. Estes factos permitem-nos perceber que o desporto e o olimpismo não dispõem de qualquer efeito mágico que permita sobrepor-se ao que for a vontade e a capacidade humanas.
Pese embora este registo histórico, nem sempre brilhante, é óbvio que o desporto como linguagem universal tem em seu proveito alguma capacidade diplomática que quando bem utilizada tem permitido ajudar a pacificar as relações entre estados, países e nações em conflito.
O exemplo mais recente tem sido a aproximação das relações entre as Coreias fazendo acreditar que o desporto tem ainda à sua conta alguma capacidade política de aproximar partes em conflito. Mas em sentido oposto o conflito na Ucrânia levou a uma surpreendente volte-face no posicionamento do movimento olímpico internacional ao proibir de participação desportiva internacional a atletas russos e bielorussos.
Colocar o desporto ao serviço da humanidade e de modo a promover a paz é de saudar na mobilização da comunidade desportiva no apoio a países devastados pela guerra, conflitos étnicos ou catástrofes naturais, aproveitando o impacto mediático de um fenómeno global como é o desporto na provisão de recursos essenciais à reconstrução e desenvolvimento destes territórios.
O desporto como uma via de combate à pobreza e à promoção do desenvolvimento tem a sua ação neste domínio muito longe de se esgotar na gestão mediática dos seus intervenientes e dos eventos pontuais que se realizam com propósitos solidários .Os eventos e manifestações desportivas de solidariedade, às quais a esfera política se “associa”, pode confundir emergências com prioridades. Foi assim no Sudão, no Ruanda, em Santa Cruz, no Zimbabué, ou no Haiti ou mais recentemente com a crise na Síria.
São acontecimentos que ocorrem em complemento de um longo processo de degradação de hábitos de vida elementares em estados frágeis e regiões desfavorecidas do planeta, onde o desporto se devia assumir, entre outros, como um instrumento socioeducativo estruturante da vida em comunidade, inserido em planos educativos e de saúde pública destas populações.
Desde a década de 70 que as Nações Unidas se empenham em integrar o desporto na cena política internacional. Numa primeira fase, consagrando a educação física e o desporto como um direito para todos os cidadãos e condenando discriminações a esse direito. Recentemente, no quadro de ação dos Objetivos do Milénio, tem vindo a ser desenhada no seio da ONU uma estratégia alargada de integração do desporto nas políticas de desenvolvimento, coordenando a intervenção de vários dos seus organismos.
Na Europa, o Parlamento Europeu e a Comissão têm tomado iniciativas importantes, a par do Conselho da Europa.
O reforço da cooperação com as autoridades desportivas internacionais, as organizações empresariais, o movimento olímpico, as diversas redes e plataformas não-governamentais para o desporto e o desenvolvimento e as organizações políticas regionais vêm produzindo intervenções relevantes em projetos locais e ações humanitárias, nomeadamente em África, consolidando instrumentos de trabalho para monitorizar os progressos alcançados através de programas desportivos em áreas como a erradicação da fome e da pobreza, a igualdade de género, ou o combate a doenças infectocontagiosas.
Os desafios que se colocam à comunidade internacional no centro das suas opções político-desportivas são diversos.
A ONU ao reconhecer ao Comité Olímpico Internacional o estatuto de observador da Assembleia Geral das Nações Unidas enfatizou o papel do movimento desportivo internacional a envolver-se e a utilizar o desporto como meio de mudança e de desenvolvimento social ao serviço da humanidade.
Em Portugal desde 2016 que o COP tem desenvolvido um programa de apoio que atingiu perto de um milhar de refugiados e deslocados em busca de asilo, através do apetrechamento dos centros de apoio aos refugiados em material desportivo de diversas modalidades, no acompanhamento à integração no tecido associativo daqueles com capacidades desportivas para a vertente competitiva e nas comunidades locais dispersas pelo território nacional.
Nestes locais uma bola, uma bicicleta, uns sapatos desportivos, o contacto humano que o desporto proporciona são experiências de um valor social inestimável. A alegria vivenciada contrasta com a amargura da chegada a um novo e estranho destino, rompendo com as barreiras linguísticas, étnicas e culturais na comunhão em torno de uma bola ou de uma outra atividade desportiva.
Apesar das reconhecidas dificuldades face ao contexto internacional que enfrentamos é preciso não desistir. E continuar a utilizar o desporto como uma ferramenta de promoção da paz.

José Manuel Constantino
Presidente do Comité Olímpico de Portugal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui