15.3 C
Figueira da Foz
Sábado, Abril 20, 2024

Farol do Cabo Mondego faz hoje 100 anos e há concerto com a Banda da Armada

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Farol do Cabo Mondego, na Figueira da Foz, celebra neste domingo, dia 20 de novembro, 100 anos de serviço e assinalamento marítimo.

Por ocasião das comemorações do centenário do Farol realiza-se, às 21h30 deste domingo, um concerto da Banda da Armada, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.

A entrada para o espetáculo é gratuita, mediante o levantamento dos bilhetes no próprio local.

A construção do farol foi iniciada em 1855, ficando concluída em abril de 1857, sendo já diretor de faróis Ipácio Vielle.

Entrou em funcionamento em 1858, aquele que seria o primeiro farol do Cabo Mondego. Foi montado um aparelho lenticular de Fresnel de 2.ª ordem (foi dos primeiros a ser montado nos nossos faróis), e a luz era branca fixa. O aparelho iluminante era um candeeiro mecânico de bombas alimentícias pelo sistema de Carcel, funcionando a azeite.

Por má visibilidade deste farol ou por interesses relacionados com a Empresa Exploradora de Minas, o farol acabou por ser demolido e construído outro mais a norte.

Entrou em funcionamento em 20 de novembro de 1922. O aparelho ótico é de 3.ª ordem, grande modelo (500mm distância focal), com rotação produzida pela máquina de relojoaria.

A luz é branca, produzindo grupos de 4 relâmpagos e tem como fonte luminosa a incandescência pelo vapor do petróleo.

Em 1941 foi eletrificado através de grupos eletrogéneos, acabando por em 1947 ser ligado à rede elétrica de distribuição pública. A máquina de relojoaria foi substituída por motores elétricos.

O equipamento e as infraestruturas foram modernizadas ao longo dos anos, tendo sido automatizado em 1988. Em 2000 foi montado um autómato para executar a caraterística.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d