Nesta semana de comunicados partidários, Ricardo Silva, o vereador eleito pelo PSD para a Câmara Municipal da Figueira da Foz fez chegar à comunicação social uma nota de imprensa. Nesta mensagem o social democrata classifica como falsa a reclamação “da reprovação da alteração ao PDM” do Presidente do Município da Figueira da Foz.

Acrescenta que a proposta apresentada por Santana Lopes, para além de «desnecessária», «apenas visava reforçar o seu poder pessoal…».

Apresentamos texto enviado na íntegra:

«ALTERAÇÃO AO PDM FIGUEIRA DA FOZ

Santana Lopes reclamou da reprovação da alteração ao PDM, dizendo que o chumbo da proposta traz constrangimentos ao concelho.

Nada mais falso!

A proposta que apresentou era desnecessária e apenas visava reforçar o seu poder pessoal e este poder pertence ao Executivo no seu conjunto e não ao Presidente.

Sempre que for caso disso, perante um caso concreto, o Presidente apresenta a proposta, fundamentada pelos serviços e o Executivo decide. Se for necessária a intervenção da Assembleia Municipal, solicita-se a sua intervenção. Sempre foi assim e decorre da lei.

Esta Alteração ao PDM, apenas MAJORA o índice de construção na Zona Urbana!

A proposta apresentada visava majorar o índice de utilização, ou seja, permitir mais volumetria de construção. Nestes casos importa ser claro e transparente, o que a proposta apresentada não permitia. Daí o chumbo!

A alteração proposta de revisão ao PDM, não resolve os problemas do atual PDM, porque mantêm-se sempre as condicionantes e regras relativas à REN, RAN, Rede Natura, POC, Mata Nacional, carta risco de incêndio, entre outras.

Por outro lado, a alteração proposta visava apenas a resolução de casos na área urbana e esquecia o resto do território. Isso é discriminatório e não deve ser admitido.

Com esta Proposta passava atribuir o “Índice de Construção”, ficando nas mãos do Sr. Presidente a majoração de construção para cada projeto e do agrado das suas preferências.

Com esta alteração é um regresso à década de 80, tornaria um total desequilíbro ao PDM ao que regulamenta cérceas e índices de construção.

Daí o chumbo!

Que projetos de grande interesse para o concelho foram impedidos de serem implementados devido às questões que podem ser supostamente resolvidas por esta alteração? Nem uma!

Santana Lopes e a FAP o que devem é cumprir o seu Programa Eleitoral nomeadamente “CLARIFICAÇÃO DAS NORMAS PDM – eliminar os constrangimentos e limitações urbanísticas, que impedem as construção em diferentes freguesias do Concelho que dificultam a fixação jovem, criar um REGIME ESPECIAL que permita a viabilização dos lotes de terreno auto-construção.

Alterações cirúrgicas ao PDM feitas como se o urbanismo fosse uma “pesca à linha” não são admissíveis, não se percebe qual o objetivo da proposta de alteração!

Para projetos especiais estarei sempre pronto, a dar o meu contributo, mas tem de ser explicados e discutidos pela sociedade Figueirense!

Figueira da Foz, 9 de Dezembro 2022

Vereador eleito pelo PSD
Ricardo Silva»

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui