11.4 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Março 28, 2024

Candidaturas ao Prémio Varela Pècurto decorrem até quarta-feira

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

As candidaturas à primeira edição do Prémio Varela Pècurto | Concurso de Fotografia terminam já na próxima quarta-feira, dia 25 de janeiro. O concurso, que vai ser bienal, é destinado a profissionais e amadores de fotografia, com mais de 18 anos, portugueses e estrangeiros residentes em Portugal. A participação é individual e gratuita. Recorde-se que o concurso é uma homenagem e um reconhecimento do executivo municipal a Eduardo Varela Pècurto, nome incontornável da fotografia.

à próxima quarta-feira, dia 25 de janeiro, cada participante pode apresentar até um máximo cinco fotografias, a preto e branco ou a cores, entregues em formato digital (ficheiro TIFF sem compressão, dimensões de saída 30×40 cm a 300 DPI). Cada fotografia tem de ser inédita, não ter sido submetida a outro concurso de fotografia e enquadrar-se no tema e objetivos do concurso.

“Não são aceites fotografias manipuladas digitalmente, que incluam molduras, assinaturas, datas ou outros dados ou efeitos sobre a imagem, admitindo-se apenas ajustes, nomeadamente a remoção de pequenos spots ou reenquadramentos”, pode ler-se no regulamento. “Os participantes devem assegurar que as imagens não contêm pessoas reconhecíveis, lugares privados, obras de arte, logótipos ou nomes de marcas, a menos que seja possível garantir que foram concedidas as autorizações necessárias para a utilização e publicação das fotografias no âmbito do concurso”, é ainda referido no documento publicado em Diário da República. O regulamento pode ser consultado na íntegra aqui.

Os prémios a atribuir em cada edição preveem um valor pecuniário de três mil euros ao autor da fotografia vencedora, um valor pecuniário de dois mil euros ao autor da fotografia que ficar em segundo lugar, de mil euros ao autor da fotografia que ficar em terceiro lugar e um certificado de participação ao autor da fotografia distinguida com menção honrosa. O júri do concurso vai ser constituído pelo presidente da CM Coimbra, com voto de qualidade em caso de empate, dois profissionais com conhecimentos na área da fotografia, um da CM Coimbra e outro externo; e um representante do Centro de Artes Visuais. Em caso de dúvida o júri poderá solicitar aos vencedores que disponibilizem as imagens originais.

O prémio, para além de constituir uma homenagem da autarquia a Varela Pècurto, pretende “promover o património natural, arquitetónico e cultural de Coimbra e sensibilizar os cidadãos para a sua observação e valorização; consciencializar a comunidade para a importância das imagens na nossa identidade e como instrumento de comunicação e dar a conhecer o trabalho amador na área da fotografia; enriquecer o acervo fotográfico do município com imagens inéditas que mostrem a cidade sob perspetivas e ângulos distintos, em enquadramentos e composições diferenciadas, que questionem e façam refletir sobre a sua realidade; promover a arte fotográfica e reconhecer a importância da fotografia na cultura contemporânea como documento identitário, cultural e social; promover olhares mais críticos e outras perspetivas sobre o património material e imaterial de Coimbra, permitindo assim uma maior participação cívica e valorizar a cidade de Coimbra, enquanto referência cultural”, refere o regulamento.

Recorde-se que Coimbra é guardiã de um notável espólio de imagens de alguns dos mais importantes e reconhecidos fotógrafos, nomeadamente Varela Pècurto, Fernando Marques, David de Almeida Carvalho e António Pinto. “Esse acervo fotográfico, de reconhecido valor estético, artístico e documental, permite não só descobrir e construir a narrativa do que foi, e é, o território e as suas gentes, mas também promover o encontro ou o reencontro com o património material e imaterial que existiu e o que ainda persiste”, explana o preâmbulo do regulamento.

Clique aqui para ter acesso a mais informações sobre o concurso.

in Boletim Municipal Online | Coimbra

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d