11.4 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Março 28, 2024

Microninho ISI da Figueira da Foz fecha o ano de 2022 com mais de 650 pessoas apoiadas

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Mais de dois anos após o início do projeto, e a menos de 6 meses da sua conclusão, o Microninho ISI – incubadora social e de Inovação da Figueira da Foz dá um firme contributo para que a Figueira da Foz seja um concelho mais inclusivo e sustentável.
O Microninho ISI inicia a sua atividade no nosso concelho em plena pandemia, com o plano ambicioso de criar e desenvolver um ecossistema de inovação social, através de um modelo inovador e sustentável que assenta no fortalecimento de agregados familiares de pessoas desempregadas e/ou em situação de precariedade, que queiram redefinir o seu projeto de vida. Este apoio é feito, quer por uma empregabilidade mais consciente e ajustada a cada contexto familiar, quer pelo apoio à criação de próprio emprego com o surgimento de novos micronegócios e respostas sociais inovadoras.
O projeto regista o apoio a mais de 653 pessoas, correspondendo a 260 agregados familiares diferentes, sendo que destas, 132 pessoas foram retiradas de uma situação de desemprego ou de precariedade, com o regresso sustentado ao mercado de trabalho, e 11 criaram o seu micronegocio estando agora a desenvolver atividades que servem a nossa comunidade. No total, o projeto contou com mais 41 novas ideias de negócio, algumas ainda em fase de incubação, às quais se somam 6 na área da inovação social.
“Este tem sido sem dúvida um trabalho desafiante para a equipa do projeto que, em conjunto com os seus coordenadores e entidades promotoras, bem como as mais diversas entidades locais, tem feito todo este projeto acontecer, sendo que os resultados animadores indicam a boa implantação do projeto na comunidade e a concretização dos seus objetivos e contributo que desde o início o projeto se propôs dar na transformação de vidas no concelho da Figueira da Foz”, refere o Microninho ISI.
De acordo com o Microninho, “um importante eixo de atuação deste projeto é a salvaguarda de tradições e a valorização do território. Nesse âmbito o ano 2022, trouxe várias atividades e ações que contribuíram positivamente para esse. De todos, destacam-se o sucesso do Concurso Gastronómico “da Figueira p’ra Levar”, com cerca de 20 inscritos a concurso e enorme impacto na população em geral, a oficina de Alfaiataria que permitiu a 4 pessoas aprender mais sobre a arte e ofício da alfaiataria tão tradicional da freguesia do Paião, com a mestria do alfaiate Manuel Carvalheiro, e o registo em vídeo de artes & ofícios do concelho, como sejam as Fogaças do Bom Sucesso e O Salgado da Figueira da Foz”.
Foco do trabalho deste projeto está também a dinamização do ecossistema empreendedor e de inovação social, e em 2022 destacam-se a realização do Teatro-Fórum, uma ação de capacitação para técnicos da área social, as MicroMeet, conversas informais que abordaram temas relevantes e atuais de empreendedorismo, empregabilidade e inovação social, com convidados locais que partilharam a sua experiência e percurso para inspiração de todos.
Foi também realizada a segunda edição do Concurso de Ideias de Negócios e Inovação Social “ComSentido” com o surgimento de mais 2 ideias de negócio. Está ainda a decorrer o Programa específico de capacitação na área do Empreendedorismo e Inovação Social que decorre até abril de 2023, e que conta com o contributo de tutores convidados, especialistas de referência nas várias áreas abordadas.

Nesta altura, e já com mais de 80% do tempo de implementação do projeto concluído, o Microninho ISI refere que o projeto se encontra totalmente afirmado no concelho e em constante crescimento, quer junto de beneficiários, quer junto de entidades e da própria comunidade. “Mas o projeto continua a olhar para o futuro, para o que os meses seguinte podem trazer, e para os próximos desafios com a mesma vontade de fazer mais e melhor. Chegar a cada vez mais pessoas, apoiando a sua transformação, empoderamento e autonomização, está no topo das prioridades do Microninho ISI para transformar positivamente esta comunidade e deixar a sua marca de forma sólida”, refere esta entidade.

O projeto Microninho ISI

A Incubadora Microninho ISI, é um projeto é um projeto de inovação e empreendedorismo social, promovido pela Incubadora do Mar & Indústria, pela Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares e pela Associação das Colectividades do Concelho da Figueira da Foz, contando com cofinanciamento do programa parcerias para o Impacto, e pelo Município da Figueira da Foz na qualidade de investidor social.

A Incubadora Social e de Inovação destina-se a promover o desenvolvimento local sustentável, através do microempreendedorismo inclusivo e empregabilidade e da inovação social, trabalhando com pessoas em situação de desemprego ou trabalhos precários e respetivos agregados. Opera no concelho da Figueira da Foz.

Para obter mais informações contactar geral@microninhoisi.pt, ou 233 098 721.

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d