13.3 C
Figueira da Foz
Terça-feira, Abril 16, 2024

Escritora e letrista Marina Ferraz apresenta novo livro no CAE

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz receberá no domingo, dia 29 de Janeiro, pelas 15 horas a autora Marina Ferraz, que irá apresentar a sua nova obra “[A(MOR]TE)”. A acompanhar a apresentação da autora, ex-residente no concelho, estarão Bruno Mourato e Manuel Barroso.

Conhecida como letrista, nomeadamente pelo seu trabalho com nomes como Sofia Escobar, Paula Teixeira ou Kátia Guerreiro, entre outros, Marina Ferraz irá falar sobre o seu novo livro de contos, onde predominam as temáticas sobre a vida, a morte e o amor, e que conta com a edição da editorial Edita. Esta obra conta com prefácio do ensaísta e professor catedrático Carlos Reis, assim como com notas de contracapa pelas mãos do autor galardoado Nuno Camarneiro, do comunicador Júlio Isidro e das cantoras Sofia Escobar e Rita Redshoes.

Nesta apresentação espera-se um momento de apresentação e também um espaço de interação direta com o público sobre o novo livro e o percurso literário da autora.

Biografia da Autora

Marina Ferraz nasceu em Coimbra em 1989 e residiu na Figueira da Foz entre 2004 e 2013. É autora, letrista e performer, sendo ainda mestre em Ciências da Comunicação, onde se dedicou aos Estudos de Género. Autora pela Sociedade Portuguesa de Autores, escreve semanalmente no blogue “Segredos de um Monstro”.

Como letrista salientam-se, a participação no Festival RTP da Canção 2014 (com “Mais para dar”, interpretado por Carla Ribeiro) e as letras nos álbuns “Uma Mulher Não Chora” (Renato Júnior com Rita Redshoes e Kátia Guerreiro), “Metamorfose” (Paula Teixeira), e “Tanto Mais” (Sofia Escobar). É ainda coautora do tema “Tempo” (Calema).

É performer no grupo Maria Bonita e LX Poetas, organizadora de inúmeros eventos poéticos e foi finalista na competição nacional do Portugal Slam em 2018, 2019, 2020/21 e 2022.

Chamadas de Contracapa no livro

“De um modo geral, Marina Ferraz cultiva uma escrita do instantâneo, bem ajustada (…) Isso a que chamo escrita do instantâneo envolve uma certa leveza (a não confundir com superficialidade), uma cuidada precisão no modo de designar as coisas, os fenómenos e as pessoas.” – Carlos Reis, Ensaísta e Professor (in Prefácio)

“[A(mor]te), de Marina Ferraz, é uma câmara de ressonância literária, onde a morte, a vida e o amor se reflectem vezes sem conta em ecos de meninas, de mulheres, de mães, de pais e de filhas, de pessoas que já cá não estão e de outras que ainda hão-de vir. É um livro poema, um livro diário e testamento, escrito com uma mão madura que escolhe as palavras de forma precisa, cirúrgica, umas para que cortem e outras porque hão-de sarar. A morte é o princípio e é o fim, mas pelo meio cabe tudo, até, por vezes, um pouco de amor. “O Mundo é cego. O Amor não. O Amor vê tudo” diz Marina Ferraz, e, ao lermos esta obra, damos por nós a acreditar.” – Nuno Camarneiro, Escritor/Prémio LeYa 2012

“A escrita viva de Marina Ferraz é um desafio de recordações, com milhões de dedicatórias. Contar contos sobre a vida, plena de amor, como condição inevitável para o cair do pano, é um acerto de contas que quase que ameaça entupir a ampulheta do nosso destino. É verdade… quem é da escrita, aspira a morrer de caneta na mão. Eu já escolhi… prefiro as mãos de quem amo. Leitores destes contos onde a palavra morte, contém a outra e mais bela expressão… amor : – Liguem à vida, enquanto estão vivos.” – Júlio Isidro, Apresentador, Locutor e Comunicador

“Marina Ferraz convida-nos a mergulhar numa reflexão sobre a vida o amor e a morte de uma forma leve, bonita e poética que nos prende desde as primeiras palavras. Um livro fascinante.” – Sofia Escobar, Atriz e Cantora

“Transformar a morte em personagem torna a perspectiva do desaparecimento mais saudável e leve. Neste conjunto de textos, chega até a haver passagens em que a morte nos dá dó. Quem diria!” – Rita Redshoes, Cantora e Compositora

 

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d