14.3 C
Figueira da Foz
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Cantanhede disponibiliza gratuitamente mais de 5.000 árvores de espécies autóctones

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Município de Cantanhede viu aprovada a candidatura efetuada no âmbito do projeto Floresta Comum “Projetos Florestais ou de Conservação da Natureza e Recuperação da Biodiversidade – Bolsa Pública de Espécies Florestais Autóctones”, que permitirá aos proprietários a rearborização dos respetivos terrenos inseridos nas faixas de gestão de combustível com carvalhos, pinheiros mansos, amieiros e freixos.

Desta forma, é dada continuidade ao projeto iniciado pelo Município de Cantanhede em 2020, com o apoio do Floresta Comum, permitindo abranger todas as freguesias do concelho.

«O nosso objetivo é o de fomentar e incentivar o enriquecimento da floresta autóctone, com ações de rearborização em faixas de gestão de combustível da rede viária florestal. Desta forma, não apenas promovemos a biodiversidade e a proteção ambiental, como contribuímos para a prevenção dos incêndios rurais», justifica o vereador Adérito Machado.

No âmbito da candidatura agora aprovada, as espécies que a Câmara Municipal de Cantanhede tem disponíveis para plantação são o Acer pseudoplatanus (padreiro), Alnus glutinosa (amieiro), Fraxinus angustifolia (freixo), Quercus faginea (carvalho-cerquinho), Quercus robur (carvalho-alvarinho), Pinus pinea (pinheiro-manso), Quercus suber (sobreiro), Juglans nigra (nogueira preta) e Salix atrocinerea (borrazeira-preta).

Para o efeito, o Gabinete Técnico Florestal do Município disponibilizará as plantas aos proprietários dos terrenos, mediante contacto prévio, bem como dará todo o aconselhamento técnico necessário, para que se cumpram as regras e normas da legislação em vigor sobre a matéria.

A oferta é limitada ao stock de plantas existentes em viveiro e caso o pedido não possa ser imediatamente atendido o requerente ficará inscrito para a próxima época de plantação.

Para terem acesso às árvores autóctones que o Município de Cantanhede disponibiliza gratuitamente, os proprietários devem efetuar o respetivo pedido junto do Gabinete Técnico Florestal (GTF) da autarquia, através do número 231 423 818 ou pelo email gtf@cm-cantanhede.pt. Posteriormente, os técnicos deste serviço efetuarão uma visita de reconhecimento ao terreno, para identificar a parcela, avaliar as suas condições e quantificar o número de árvores necessárias.

Segundo consta do processo de candidatura do Município, “pretende-se, deste modo, que estas ações tragam benefícios aos proprietários e à floresta, contribuindo para a prevenção dos incêndios, para a promoção e criação de um ecossistema sustentável, para o aumento da biodiversidade do coberto vegetal, para a criação de valor económico, reduzindo os custos de manutenção das mesmas e a promoção e valorização da paisagem”.

Em Cantanhede, a floresta representa 62% da área total do concelho. Ao nível das espécies florestais, o pinheiro-bravo é a espécie mais representativa, com uma ocupação superior a 55%, seguindo-se o eucalipto (32%) e outras espécies arbóreas (9%).

Fonte: Município de Cantanhede

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d