19.2 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Julho 11, 2024

Cantanhede – Exposição fotográfica de Ana Silva nos claustros dos Paços do Concelho

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Exposição fotográfica quer perpetuar trabalho do tanoeiro “Tanoaria — uma arte em extinção?” é o título da exposição fotográfica patente nos claustros dos Paços do Concelho. Da autoria de Ana Silva, a mostra documenta o processo de recuperação de um balseiro que o tanoeiro José Pedro Cardoso conduziu.

“Esta parceria permitiu-me acompanhar e documentar todo o processo de recuperação do balseiro que, devido à sua dimensão, teve de ser feito em cave, criando uma atmosfera que nos transporta para os tempos antigos”, explica a autora.

Nesta que é a sua primeira exposição, Ana Silva dá ainda conta do trabalho duro destes profissionais em vias de extinção, a quem é exigido “empenho e dedicação”.

A autora despertou para o mundo da fotografia por volta dos 18 anos, quando começou a registar as viagens que fez, “como se fosse um diário”.

“Desde de comecei a fotografar, sempre gostei de focar-me nos pormenores do assunto fotografado”, explica, adiantando que no caso desta exposição quis também perpetuar o trabalho dos tanoeiros.

“Sempre gostei de história e considero importante documentar tradições e técnicas que se vão perdendo com o tempo, de forma de preservar a nossa identidade cultural e de transmitir a futuras gerações valores e crenças importantes para a comunidade”, destaca.

Na sinopse da exposição “Tanoaria — uma arte em extinção?”, pode ler-se que “nos dias de hoje, a adaptação a técnicas mais modernas e mecanizadas cada vez mais nos distanciam do método tradicional que por si já é pouco visível.

Muito do conhecimento pormenorizado vai-se perdendo com o tempo”.

“Testemunhar o processo, registar muitos dos detalhes, foi oportunidade única, que pretendi documentar. Dar-lhe visibilidade será uma forma de o preservar e reconhecer a sua importância. Um especial obrigado ao José Pedro Cardoso”, conclui o texto.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos