16.3 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Universidade de Coimbra celebra 7.º aniversário do Laboratório MAREFOZ na Figueira da Foz

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A Universidade de Coimbra realiza no próximo dia 15 de fevereiro, às 9h30, no Campus da Figueira da Foz, e às 14h00, na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, o evento comemorativo do 7.º aniversário do Laboratório MAREFOZ.

A conferência será dedicada ao tema “Hub Azul da Costa Atlântica: Estratégia Regional para uma Economia Azul Sustentável”, no âmbito da Estratégia do UC MAR – Valorização e transferência de I&D+i ao serviço da Economia Azul.

Inserido nas atividades do projeto INOVC+ – Ecossistema de Inovação Inteligente, o evento visa dar a conhecer à Sociedade os resultados e o impacto económico e social do trabalho desenvolvido pelo Laboratório MAREFOZ nos últimos sete anos. Pretende, ainda, despertar e mobilizar os stakeholders nacionais e regionais para, através do HUB Azul da Costa Atlântica, construir para a região, e para Portugal, um futuro suportado numa Economia Azul competitiva e sustentável, mas também coesa e inclusiva, em estreita ligação às universidades e centros de I&D da Região de Coimbra.

O tema “HUB Azul da Costa Atlântica” foi escolhido de forma a impulsionar a reflexão e alertar para a necessidade de construir para Portugal e em especial para a região, um futuro suportado numa Economia Azul competitiva e sustentável, mas também coesa e inclusiva, em estreita ligação às universidades e centros de I&D da Região de Coimbra.

A iniciativa conta com diferentes momentos que pretendem envolver a comunidade num debate sobre a “Estratégia regional para uma economia azul sustentável”, com destaque para as mesas redondas sobre os temas “A Importância do Hub Azul da Costa Atlântica” e “Ciência, Tecnologia e Inovação Azul Como Motor de Desenvolvimento a Região”, e para os workshops paralelos “Exploração dos Recursos Marinhos e Energia Azul” e Desafios e Oportunidades das Alterações Climáticas nas Zonas Costeiras”.

Toda a informação respetiva ao evento comemorativo está disponível no website www.uc.pt/inovc.

LABORATÓRIO MAREFOZ

O Laboratório MAREFOZ – Laboratório do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra foi fundado em 2016 com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável, científico, económico e social da região, através da transferência de resultados de I&D e da implementação do conceito de Economia Azul, explorando o potencial social e económico do mar.

A partir da Figueira da Foz, o Laboratório MAREFOZ procura aliar o trabalho de investigação da UC ao apoio às entidades publicas e privadas de desenvolvimento local e regional e ao tecido empresarial contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões e de Portugal, em virtude do reconhecimento da importância social e do valor económico do mar. Desde a sua fundação, colaborou já com 210 parceiros, dos quais 37 de forma regular dos 3 setores de atividade (primário, secundário e terciário). Mais de 40% destes parceiros são do sector privado,

dos quais 57 são empresas e os restantes são na sua grande maioria entidades privadas sem fins lucrativos. Através da colaboração entre o meio académico e empresarial, o Laboratório MAREFOZ tem vindo a promover o uso sustentável de recursos e a literacia dos oceanos, com um foco bastante acentuado na comunidade escolar.

O Laboratório MAREFOZ possui uma estrutura laboratorial bem apetrechada e destinada ao processamento de amostras, ensaios experimentais, análises biológicas e análises químicas, encontrando-se equipado com sistemas de alta tecnologia (e.g. análise de parâmetros físicoquímicos; análise de nutrientes; cromatografia líquida e gasosa, análise de carbono orgânico total, espectrometria de massa de relação de isótopo). Apresenta, assim, as condições necessárias ao desenvolvimento de projetos experimentais e à monitorização da qualidade ambiental de ecossistemas estuarinos e costeiros.

A sua Equipa de Investigadores integra o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, que foi classificado de “Excelente” nas várias avaliações realizadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) nos últimos anos.

Vocacionado para a Economia Azul, o Laboratório MAREFOZ trabalha em rede com outros centros de investigação nacionais e internacionais, em programas científicos inovadores, além de desenvolver projetos próprios, vários em parceria com empresas e instituições, em todo o território nacional.

O MAREFOZ conta com 62 iniciativas aprovadas para financiamento, das quais 28 representam prestações de serviços e os restantes projetos de I&D. Estas iniciativas representam um financiamento de 6 031 202.63 € para a Universidade de Coimbra. Sendo que 1 165 443.65 € corresponde ao valor angariado através de prestações de serviços.

Ao nível académico, foram realizadas um total de 710 atividades, mais de 500 foram dirigidas à comunidade escolar, que beneficiaram mais de 19.500 participantes, sendo que cerca de 15.000 pertencem à comunidade escolar, numa colaboração com 71 escolas, na sua maioria da zona Centro de Portugal.

Em reconhecimento do seu trabalho, o Laboratório MAREFOZ recebeu 4 prémios. Em 2019, somou dois prémios: European Enterprise Promotion Awards’19 (IAPMEI) e Prémio Figueira TV na categoria “Investigação”. Já no ano de 2020, a distinção foi feita no Green Project Awards, na categoria “MAR”. Mais recente, no final de 2022, o Laboratório MAREFOZ foi galardoado com o Prémio Expofish Portugal “Inovação e Investigação ligada ao setor alimentar do mar” com o projeto OTIMO.

SOBRE O UC MAR

A Transferência de Conhecimento ao Serviço da Economia do Mar – UC MAR – é a demonstração da capacidade da Universidade de Coimbra na qualificação das atividades económicas associadas ao setor, através da criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de investigação e desenvolvimento.

O UC MAR pretende, deste modo, estimular a criação e difusão de processos inovadores nas pescas, na transformação e na comercialização dos produtos da pesca e da aquacultura, bem como promover a transferência de conhecimentos através de parcerias entre cientistas e pescadores.

Investigadores multidisciplinares da Universidade estão a desenvolver um conjunto de tarefas específicas que têm como propósito a inovação do setor das pescas e da aquacultura.

Através de projetos desenvolvidos no âmbito do UC MAR, ambicionamos implementar, junto da sociedade, o conhecimento e tecnologia adquiridos para fomentar, de uma forma sustentável, o desenvolvimento científico, económico, social e cultural, na área da Economia Azul e da Economia do Mar.

SOBRE O INOVC+

O INOVC+: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO é um Programa Estratégico Especial de criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D e Inovação para a Região Centro.

O ECOSSISTEMA INOVC+ é composto por 19 entidades que pretendem afirmar a Região Centro como uma referência nacional de projeção internacional na criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D+I: Universidade de Coimbra (líder do consórcio); Universidade de Aveiro; Universidade da Beira Interior; Instituto Politécnico de Leiria; Instituto Politécnico de Coimbra; Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Castelo Branco; Instituto Politécnico da Guarda; Instituto Politécnico de Viseu; Instituto Pedro Nunes; OBITEC – Associação Óbidos Ciência e Tecnologia, BIOCANT – Associação de Transferência de Tecnologia; ITECONS – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade; SERQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta; TAGUSVALLEY – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopólo do Vale do Tejo, AEMITEQ – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade; AIBILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem; ASSOCIAÇÃO BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação; Raiz – Instituto de Investigação da Floresta e Papel.

O INOVC+: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO é um projeto cofinanciado pelo CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos