18.3 C
Figueira da Foz
Terça-feira, Abril 23, 2024

Cleanwatts vai criar uma Comunidade de Energia Renovável com Junta de Freguesia do Bom Sucesso

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A Cleanwatts vai criar uma Comunidade de Energia com a Junta de Freguesia do Bom Sucesso, na Figueira da Foz, que permitirá à Junta ter um desconto médio de 47% face à tarifa estimada para a energia da rede. Este projeto tem como objetivo “a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia da Junta de Freguesia e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”. Esta Comunidade vai ter a sua central fotovoltaica, de 120.5 kWp, instalada nos telhados dos edifícios da Junta de Freguesia, e a instalação não terá nenhum custo para a Junta, uma vez que o investimento será suportado, na totalidade, pela Cleanwatts.

Vamos instalar uma Central Fotovoltaica de 120.5 kWp, com quase 450 painéis solares, nos telhados da junta de Freguesia do Bom Sucesso, que será integrada numa Comunidade de Energia Renovável”, explica Maria João Benquerença, Diretora de Comunidades de Energia da Cleanwatts, acrescentando que “além de alimentar a Junta com energia verde, vamos produzir energia suficiente para possibilitar que a Comunidade forneça, ainda, energia para apoiar famílias da região em situação de pobreza energética”.

Para além da redução de custos, a Junta de Freguesia do Bom Sucesso torna-se, através deste projeto, carbon-positive, passando a gerar mais 1090% de energia do que consome, e independentemente energeticamente, pois 43% da energia consumida passa a ser proveniente da central solar (autoconsumo).

A vertente social e de combate à pobreza energética é uma das principais facetas das Comunidades de Energia e quando o cliente é uma Junta de Freguesia, que tem um perfil de forte enraizamento local e ligação à comunidade esta vertente torna-se ainda mais importante”, frisa Maria João Benquerença, avançando com alguns números: “através deste projeto, a Junta do Bom Sucesso poderá apoiar 116 famílias, que beneficiarão de uma tarifa social comunitária em média 30% inferior às atuais tarifas de mercado”.

Apesar de o projeto estar ainda a nascer, já há planos para o futuro próximo: “a Comunidade Energética da Junta de Freguesia do Bom Sucesso irá arrancar com a instalação dos painéis nos telhados dos edifícios da Junta (produtor-âncora), após o que a Cleanwatts angariará consumidores nesta região, de preferência com afinidades sociais e perfis de consumo complementares ao do produtor-âncora”, explica Maria João Benquerença. “A Comunidade poderá, posteriormente, crescer com a adesão de novos membros produtores, que tenham telhados ou terrenos com capacidade para expandir a potência fotovoltaica instalada. O impacto da Comunidade poderá ainda crescer com a introdução de outras fontes de geração renovável, como eólica, biomassa ou hidroelétrica, por exemplo”, frisa a responsável.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d