9.9 C
Figueira da Foz
Sexta-feira, Março 29, 2024

Turismo Industrial em grande destaque no terceiro dia do Centro de Portugal na BTL

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Turismo Industrial foi o produto-estrela do terceiro dia da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa no stand da Turismo Centro de Portugal.

Este espaço foi o escolhido para apresentar a Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, num evento juntou o Turismo de Portugal, representado pela diretora Teresa Ferreira, e todas as Entidades Regionais de Turismo, incluindo a região autónoma dos Açores.

Em segunda edição, esta Agenda Nacional compila 204 recursos visitáveis em todo o país ao nível do Turismo Industrial, assim como 159 atividades possíveis de realizar neste âmbito.

Como explicou Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, “a rede de Turismo Industrial une os diversos territórios deste país, torna visíveis produtos e recursos turísticos de cada um e acaba por dar a Portugal um posicionamento e uma relevância únicos, contribuindo para que o nosso país seja o melhor destino do mundo”.

Rota dos Templários

Mas houve outros momentos altos do dia. Um deles foi a assinatura do protocolo para a criação da Rota dos Templários. Este é um projeto-piloto de âmbito nacional, liderado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e apoiado pelo Turismo de Portugal. O itinerário abrange municípios em que a presença histórica dos Templários se mantém viva, assumindo-se como um produto turístico diferenciador em que e realça o património histórico-militar.

Outro momento de destaque aconteceu quando a Centro Portugal Film Comission (CPFC) mostrou as atividades que tem desenvolvido, no sentido de posicionar a região Centro no panorama dos destinos escolhidos pelas produções internacionais para realizarem filmes e séries televisivas.

Depois de Adriana Rodrigues, presidente da CPFC ter feito uma introdução ao tema, Francisco Dias, vice-presidente do organismo, explicou os passos que têm sido seguidos e abordou também o festival de filmes de turismo ART&TUR, cuja edição de 2023 vai ser em Caldas da Rainha. Conceição Henriques, vereadora do Município das Caldas da Rainha, enalteceu a escolha.

Campeonato de Wakeboard

De referir ainda a visita ao stand da Turismo Centro de Portugal do Ministro da Economia, António Costa Silva, que veio acompanhado de Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, e de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo foi a protagonista da manhã do terceiro dia no stand da Turismo Centro de Portugal na BTL. Os 13 municípios que compõem esta sub-região tiveram oportunidade de dar a conhecer os novos projetos e apostas para o ano de 2023. Foram apresentados o Campeonato do Mundo de Wakeboard, que regressa este ano à albufeira de Castelo do Bode; o MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes; o “Confluência Trail”, em Constância; o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento; o projeto Arqueoparque Social “Andakatu”, em Mação; o programa de visitas das Jornadas Mundiais da Juventude, em Ourém; os Caminhos Literários, que junta os Municípios de Sardoal, Abrantes e Constância; o “Wellness Weekend Tomar”, as Rotas Pedestres de Torres Novas; e o “Visit Barquinha 2020”, do Município de Vila Nova da Barquinha.

Antes do período dedicado ao Médio Tejo, tinha havido uma apresentação do Plano de Valorização do Boco – Aldeia de Portugal, com confeção ao vivo e degustação de broa mimosa, um produto desta aldeia do concelho de Vagos.

O programa continuou com a apresentação de projetos da Associação Rota Histórica das Linhas de Torres, nomeadamente a app RHLT, a Revista INVADE, os novos mapas da Rota, a brochura “No Coração das Linhas de Torres” e ainda o jogo de tabuleiro “Napoleão Bonaparte: O Princípio do Fim”.

Vídeo de Penacova

Como a dinâmica no stand da TCP não para, seguiu-se um espaço em que a CIM Região de Coimbra apresentou a iniciativa “19 municípios, 19 experiências”. Na sequência, o Município de Penacova revelou o seu vídeo promocional, os principais eventos que vão acontecer no concelho e o projeto para o Hotel de Lorvão.

A INature – Turismo de Natureza no Centro de Portugal levou à BTL o projeto Mapas Natureza, tendo depois a CIM Beira Baixa apresentado alguns dos destaques da oferta turística deste território, a qual inclui a Rota do Azeite – o que motivou uma prova orientada de azeites da Beira Baixa.

A tarde continuou com a apresentação do programa “Os Corredores Turísticos do Sudoeste Ibérico”, um projeto inovador de cooperação entre Portugal e as regiões espanholas da Andaluzia, Estremadura, Castilla La Mancha e Madrid.

A gastronomia

Depois de o Município de Vagos ter apresentado o evento “Vagos Sensation Gourmet – A Rota dos Descobrimentos e o Receituário Tradicional Português”, e de a CIM Região de Coimbra ter mostrado a qualidade da chanfana regional, cortesia da Confraria da Chanfana, o dia terminou com a CIM Viseu Dão Lafões a dar a conhecer mais algumas das novidades para este ano. Em concreto, foram apresentados o projeto “Visit Castro Daire – Um Território de Aventura e Energias Saudáveis”, “Montemuro Vertical Run – Taça do Mundo de Corrida de Montanha”, “Terras da Transumância” e os “Pastores das Invernadas”, pelo Teatro Regional da Serra do Montemuro

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d