Uma nota de pesar da Comissão Coordenadora Distrital de Coimbra do Bloco de Esquerda dá conta do falecimento do “Tozé – era assim que todos conheciam o António José André-, “um militante incansável de todas as causas com a marca da igualdade e da não discriminação”.
Natural de Moçambique, prossegue a nota, “o seu compromisso político iniciou-se na luta anticolonial. Já em Portugal, foi ativista do PSR e seu candidato em eleições legislativas. Foi fundador do Bloco de Esquerda, tendo sido responsável pela organização local de Coimbra durante muitos anos. Foi igualmente fundador e ativista do Movimento Cidadãos por Coimbra e membro da sua coordenação. Mais que tudo, foi um permanente “juntador” de gente e de forças para todos os combates com as marcas da emancipação e da solidariedade internacionalista, sem nunca buscar a ribalta ou a notoriedade.
Professor de profissão, foi divulgador de projetos musicais e literários alternativos, organizando eventos como as “Noites Catárticas” ou animando coletivos como o “Por Mão Própria”.