19.3 C
Figueira da Foz
Sábado, Maio 18, 2024

AAAGP e as Jornadas Pintor Mário Augusto

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

No primeiro dia das Jornadas Pintor Mário Augusto, dia 2 de maio, estiveram presentes na escola paionense oito artistas plásticos, a pintar ao vivo, em vários locais do edifício.

Segundo a Bibliotecária do Agrupamento Figueira Norte, Maria Isabel Sousa, “As Jornadas Pintor Mário Augusto decorrerão ao longo do mês de maio, com uma série da actividades, homenageando o patrono da escola, o Alhadense Pintor Mário Augusto (1895-1941)”.

Respondendo ao desafio lançado pela Escola Pintor Mário Augusto (do Agrupamento de Escolas Figueira Norte), a Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa (AAAGP) “respondeu de imediato afirmativamente ao repto”, explica a mesma responsável. A presidente da associação, Conceição Ruivo, fez questão de estar presente e igualmente, mostrar a sua arte aos alunos da escola. “É de lembrar que Conceição Ruivo, foi professora de Artes no nosso Agrupamento de Escolas, estando actualmente aposentada”, frisa Isabel Sousa.

Os artistas presentes criaram temas livres em homenagem a Mário Augusto, entre eles Ferreira Barbosa, retratou o local a partir da Biblioteca da Escola PMA, através da técnica de Aguarela, que ofereceu à Biblioteca Escolar. A paisagem alhadense, foi recorrentemente tema dos quadros do Pintor Mário Augusto. “Também contámos, entre os artistas, com Jeanne Bruneau, artista americana, que pintou uma paisagem da Figueira da Foz (perto da marina), recreando uma obra de Mário Augusto”, acrescenta a professora bibliotecária.

Alguns alunos aderiram a pintar em tela 20X20, trabalhos esses que serão inseridos no 14.º Salão de Arte no CAE da Figueira da Foz, cuja inauguração acontecerá a 7 de setembro do corrente ano.

Conceição Ruivo, a presidente da AAAGP, sendo também escritora e poetisa, ofereceu dois livros à Biblioteca da Escola Pintor Mário Augusto: A IV Antologia Poética A cor da minha alma, editada pela AAAGP em 2023 e um livro da sua autoria, intitulado Abraça-me. Assim como a tela que pintou hoje sob o tema: Mário Augusto.

“Ao longo do dia respirou-se arte pelos cantos, recantos e corredores da Escola PMA. Aos artistas presentes agradecemos muito o seu valioso contributo para as Jornadas Pintor Mário Augusto”, conclui Isabel Sousa.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d