15.3 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Maio 23, 2024

Poeta João Rasteiro levou Escrita Criativa à Escola Bernardino Machado

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Ontem, dia 6 de maio, o poeta João Rasteiro dinamizou uma sessão de escrita criativa com a turma E do 8.º ano da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado (Agrupamento de Escolas Figueira Mar), no âmbito da disciplina de Português.

Para além da sua própria produção literária, que conta com mais de vinte títulos publicados, predominantemente de poesia, João Rasteiro é conhecido pelas suas traduções de poemas do espanhol para o português. Enquanto membro da Direção do PEN Clube Português e integrante dos Conselhos Editoriais das revistas DEVIR – Revista Ibero-americana de Cultura e “Folhas – letras & outros ofícios”, o poeta e ensaísta desempenha um papel ativo na promoção da literatura e no intercâmbio cultural. A sua presença na cena literária internacional é marcada pela publicação de poemas em diversas revistas e antologias. Entre vários prémios que recebeu, destacam-se o Prémio Literário Manuel António Pina (2010), o Prémio César Vallejo (2020), o Prémio Literário Natália Correia (2023) e foi finalista do Prémio Portugal Telecom de Literatura – Poesia (2012).

A sessão teve início com uma conversa informal sobre o percurso de vida do autor e o processo criativo de escrita. Seguiram-se depois dois exercícios práticos: primeiro, a escuta atenta da leitura cruzada de vários poemas de Camões, Cesário Verde e da autoria do próprio poeta João Rasteiro e, depois, o registo das palavras que mais agradaram aos ouvintes. Seguidamente, com base nas palavras “captadas”, os discentes foram desafiados a criar o seu próprio poema. Não faltaram inspiração e criatividade aos alunos que, no final da sessão, partilharam orgulhosamente os seus textos.

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d