15.3 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Maio 23, 2024

Rally de Portugal: Thierry Neuville venceu Super Especial na Figueira da Foz

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Depois da partida oficial em Coimbra, o espetáculo continuou na Figueira da Foz, onde milhares de espetadores vibraram com os primeiros quilómetros cronometrados deste 57º Vodafone Rally de Portugal, numa Super Especial citadina com vista para o Atlântico.

O belga Thierry Neuville é o primeiro líder da 57.ª edição do Vodafone Rally de Portugal. O piloto da Hyundai foi o mais rápido nos 2,94 quilómetros da Super-Especial da Figueira da Foz, com seis décimos de vantagem para Sébastien Ogier (Toyota). Os melhores portugueses foram Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda). Um dia marcado pelo primeiro ‘banho’ de multidão, igualmente em Baltar (palco do Shakedown) e, em Coimbra, onde milhares de aficionados saudaram as estrelas do WRC na cerimónia de partida. Amanhã, as equipas têm pela frente duas passagens pelos troços de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil, num total de 126,90 quilómetros disputados ao cronómetro.

“É um fim de semana difícil que temos pela frente. Está mais calor do que o esperado e a escolha dos pneus vai ser crucial, ainda para mais amanhã (sexta-feira), um dia sempre desafiante, em Portugal”, confessou Thierry Neuville, instantes depois de estabelecer o melhor tempo na Super-Especial da Figueira da Foz, a classificativa de abertura do Vodafone Rally de Portugal.

O piloto da Hyundai, navegado por Martijn Wydaeghe, foi seis décimos de segundo mais rápido que o francês Sébastian Ogier (Toyota) nos 2,94 quilómetros da classificativa disputada ao início da noite desta quinta-feira, com o oceano Atlântico como pano de fundo e uma temperatura de verão. Um troço em que as equipas procuraram proporcionar espetáculo para o muito público, mas evitando o desgaste prematuro dos pneus para a dura etapa de amanhã.

O estónio Ott Tänak seguiu-se a Thierry Neuville e a Sébastien Ogier, com o piloto da Hyundai a destacar a “importância de entrar no ritmo. Amanhã, vamos tentar forçar o mais possível e vamos ver como as coisas correm”. Nas posições imediatas terminaram Takamoto Katsuta (Toyota), Kalle Rovanperä (Toyota), Adrien Fourmaux (Ford), Dani Sordo (Hyundai), Elfyn Evans (Toyota) e Yohan Rossel (Citroën), o primeiro entre os WRC2.

Entre as equipas do Campeonato de Portugal de Ralis, Kris Meeke (Hyundai) foi o mais rápido no traçado da Figueira da Foz e o 11º da geral – 3º entre os WRC2. Armindo Araújo (Skoda) ficou a escassos sete décimos de segundo e como o melhor piloto português. “É fantástico. O público é muito e entusiasta. Estamos sempre a esforçar-nos ao máximo para dar um bom espetáculo para as pessoas. É uma honra para mim começar esta festa e estar neste evento.”

 

A etapa de amanhã

Oito classificativas, num total de 126,90 quilómetros disputados ao cronómetro, são o desafio para a etapa de amanhã (sexta-feira). No Centro de Portugal, as equipas vão percorrer, por duas vezes, os troços de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil. Especiais tradicionalmente muito duras e que, não raras vezes, fazem as primeiras vítimas.

 

Vodafone Rally de Portugal – Classificação após SS1:

  1. Thierry Neuville (BEL)/Martijn Wydaeghe (BEL) Hyundai i20 N Rally1      2m24,2s
  2. Sebastien Ogier (FRA)/Vincent Landais (FRA) Toyota GR Yaris Rally1        a 0,6s
  3. Ott Tänak (EST)/Martin Järveoja (EST) Hyundai i20 N Rally1                       a 2,0s
  4. Takamoto Katsuta (JPN)/Aaron Johnston (IRL) Toyota GR Yaris Rally1      a 2,0s
  5. Kalle Rovanperä (FIN)/Jonne Halttunen (FIN) Toyota GR Yaris Rally1        a 2,4s
  6. Adrien Fourmaux (FRA)/Alexandre Coria (FRA) Ford Puma Rally1             a 3,1s
  7. Dani Sordo (ESP)/Candido Carrera (ESP) Hyundai i20 N Rally1                    a 4,1s
  8. Elfyn Evans (GBR)/Scott Martin (GBR) Toyota GR Yaris Rally1                     a 4,3s
  9. Yohan Rossel (FRA)/Arnaud Dunand (FRA) Citroën C3 (WRC2)                   a 4,7s
  10. Pierre-Louis Loubet (FRA)/Loris Pascaud Skoda Fabia RS (WRC2)               a 5,2s

  1. Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS) (Melhor Português)        a 6,5s

 

PROGRAMA

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

06h45    Partida Figueira da Foz

08h05    SS2 Mortágua 1 (18,15 km)

09h35    SS3 Lousã 1 (12,28 km)

10h35    SS4 Góis 1 (14,30 km)

11h35    SS5 Arganil 1 (18,72 km)

12h15    Reagrupamento em Arganil

12h45    Saída do reagrupamento

14h05    SS6 Lousã 2 (12,28 km)

15h05    SS7 Góis 2 (14,30 km)

16h05    SS8 Arganil 2 (18,72 km)

17h35    SS9 Mortágua 2 (18,15 km)

20h05    Flexi Service em Matosinhos (Exponor)

 

(Fonte: https://rallydeportugal.pt)

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d