15.5 C
Figueira da Foz
Quarta-feira, Junho 19, 2024

Rotary Club da Figueira da Foz dinamiza mare OCEANUS com 250 crianças

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Chama-se mare OCEANUS e é um projeto em desenvolvimento, promovido pelo Rotary Club da Figueira da Foz em coorganização com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, Autoridade Marítima Nacional,  Administração do Porto da Figueira da Foz e Universidade de Coimbra, para aproximar a cidade do mar, em particular as crianças em idade escolar, sensibilizando-as e comprometendo-as com a identidade, desafios e exigências próprias do território marítimo em que vivem, para que sejam embaixadores da sua importância e percebam os valores de soberania, sustentabilidade, preservação de ecossistemas marinhos e de empregabilidade futura, que o mar reúne.

Com um plano de ação desenvolvido em quatro momentos, o projeto conta com o apoio de um conjunto alargado de parceiros locais e patrocínio de entidades públicas e privadas.

Depois das duas sessões preparatórias de sensibilização para as temáticas do mar, que tiveram lugar no grande auditório do CAE (30 de abril) e auditório Madalena Perdigão (6 de maio), que juntaram mais de 400 crianças (alunos do 4º ao 6º anos do AEZUFF e utentes dos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APPACDM) – mare OCEANUS desenvolve, no próximo dia 24 de maioa terceira ação – “Evocação do Mar”- para proporcionar o contacto direto com o meio marítimo, através de uma experiência de embarque que, para muitas crianças, será a primeira que vivenciam.

A ação terá duas rotações, uma de manhã (10:00H) e outra à tarde (15:00H). A concentração far-se-á junto à receção da Marina, onde serão apresentados aos parceiros e participantes, os objetivos e meios envolvidos. As crianças serão também sensibilizadas para as várias profissões associadas à operação portuária, à vigilância e controlo marítimo e às operações de busca e salvamento. Todos os participantes receberão um Kit de material alusivo ao dia e com utilidade futura e serão, depois, encaminhadas pelos skippers para os locais de embarque destinados a cada embarcação. As embarcações seguirão em desfile naval pelo estuário e foz do rio Mondego.

A iniciativa reunirá a participação de 250 crianças/jovens.

Patrocínios: Universidade Coimbra, Operfoz e Carlos Andrade e Associados.

Parceiros: Instituto de Socorros a Náufragos, MAREFoz, AEZUFF, CNAFF, Mentor, Escuteiros Marítimos, Ginásio Clube Figueirense, Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.

Destinatários: Alunos do AEZUFF (1º e 2ºciclos) e jovens utentes da APPACDM.

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos