A Figueira da Foz irá acolher, entre os dias 12 e 14 de março de 2025, a conferência internacional IN2PAST 2025, que terá lugar no Museu Municipal Santos Rocha. Este evento é um esforço colaborativo entre instituições, como o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora, o Queens College da Universidade da Cidade de Nova Iorque, a Universidade de São Paulo e o Pitt Rivers Museum da Universidade de Oxford, contando também com o apoio do TheMuseumsLab.
A conferência, sujeita a inscrição prévia até 28 de fevereiro de 2025, visa abordar o tema da transdisciplinaridade como ferramenta essencial para reimaginar os museus e as suas coleções coloniais de uma forma inclusiva e descolonial. O evento surge num contexto global de crescente procura pela descolonização das instituições museológicas, embora, frequentemente, as estratégias práticas para efetivar este processo sejam pouco discutidas.
A transdisciplinaridade, enquanto resposta à complexidade crescente das questões contemporâneas, surge como um modelo necessário para enfrentar o desafio da descolonização nos museus. Este conceito será explorado no evento, com o objetivo de repensar as coleções e os objetos “cativos” mantidos em instituições culturais.
Através de estudos de caso de diversas partes do mundo, a IN2PAST 2025 propõe divulgar experiências e metodologias transdisciplinares aplicáveis aos museus e suas coleções coloniais. A conferência busca promover uma abordagem mais inclusiva e informada à preservação e apresentação do conhecimento histórico, defendendo a necessidade de um olhar mais aberto e plural para as diversas formas de conhecimento, quer no meio académico, quer fora dele.
As inscrições para o evento estão abertas, com um custo de 60€ para o público em geral e 20€ para estudantes.