12.3 C
Figueira da Foz
Sexta-feira, Março 14, 2025

Ministra do Ambiente esclarece situação da BioAdvance e confirma suspensão do estatuto PIN

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, esclareceu hoje que a empresa BioAdvance, sediada na Figueira da Foz, tem enfrentado recusas sucessivas na obtenção de licenças ambientais, confirmando igualmente a suspensão do seu estatuto de Potencial Interesse Nacional (PIN).

Durante uma audição na comissão parlamentar de Ambiente, Maria da Graça Carvalho informou que a suspensão do estatuto PIN ocorreu a 13 de janeiro. A questão foi levantada pelo deputado comunista Alfredo Maia, que solicitou esclarecimentos sobre o funcionamento da empresa de biocombustíveis sem Título de Exploração e sem Licença Ambiental.

A ministra explicou que a BioAdvance tem submetido sucessivas candidaturas para obter as licenças necessárias, reformulando os seus processos sempre que uma recusa é emitida pelas entidades reguladoras. Um novo pedido foi apresentado em fevereiro e está sob avaliação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que tem um prazo de 25 dias para emitir um parecer.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou a instauração de um inquérito à situação da empresa, conduzido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Coimbra, sob segredo de justiça.

A instalação da BioAdvance decorreu de um contrato de concessão assinado em agosto de 2022 com a administração do porto da Figueira da Foz, que emitiu um alvará de licença em dezembro do mesmo ano.

Na semana passada, veio a público que a empresa está a operar sem as devidas licenças, levando a CCDRC a remeter um auto de notícia para a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).

 

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos