18.8 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Movimento que quer Santana Lopes à frente da Câmara Municipal da Figueira a Foz ataca estado do Paço de Maiorca

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Com o título «Paço de Maiorca: como isto foi possivel», o Movimento Independente “Figueira A Primeira” lançou esta quarta-feira o seu primeiro comunicado oficial, em que manifesta “a sua profunda preocupação e a vontade de resolver o imbróglio em torno do Paço de Maiorca”.

Leia o texto aqui:

 

«O Paço de Maiorca pertence ao património cultural de Portugal, é um edifício de interesse público e foi um dos exemplos de património que passou para a alçada da Câmara Municipal da Figueira da Foz no mandato de Pedro Santana Lopes entre 1998 e 2001, chegando a receber atividades culturais naquela freguesia e no interior do referido Paço, nomeadamente Concertos de Verão. Infelizmente em mandatos posteriores a gestão desta matéria culminou num rol de problemas, atrasos e insolvências que ditaram que os executivos de diferentes orientações parassem todo o investimento feito até então, levando novamente ao abandono, saque e vandalismo do edifício em questão, terminando numa confusão cuja sentença apenas no corrente mês saiu, com um prejuízo considerável para a autarquia.

5.115.444,90 de euros (cerca de 5.1 milhões portanto…) é quanto vai custar o conjunto de decisões mal tomadas e que a Câmara terá de pagar à empresa Paço de Maiorca, Promoção e Gestão de Equipamentos Hoteleiros SA, a empresa criada em 2008 para reconverter o referido Paço num hotel de charme.

É chocante perceber que um edifício cujo valor cultural, arquitetónico e histórico, com seculares painéis de azulejos, frescos e tectos trabalhados, esteja em total abandono outra vez. Este tipo de gestão é irrefletido e é este tipo de gestão que, sim, nos leva a dívida escusada e absurda.

É importante reabilitar e dar a Maiorca a possibilidade de voltar a ter orgulho no seu património para voltar também a usufruir dele, como no caso de Tavarede e do seu Paço, atualmente.

Vamos recuperar o património do Município e reverter em função dos Munícipes! Vamos recuperar a gestão municipal daquilo que perdemos e podemos potenciar para usufruto dos cidadãos!

Porque foi Santana Lopes quem desbloqueou o processo de restauro do Paço de Tavarede que se encontrava em ruína há demasiados anos, e foi com ele se iniciou o processo de reconstrução, será também Santana Lopes quem devolverá o Paço a Maiorca e o orgulho aos Figueirenses em geral e Maiorquenses em particular.»

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d