18.3 C
Figueira da Foz
Terça-feira, Abril 23, 2024

Chile, Colômbia, Eslováquia, Guiné-Bissau, México, Porto Rico e Portugal no 46.º Festimaiorca

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Dias 16 e 17 de julho realiza-se a 46.ª edição do Festimaiorca – Festival Internacional de Folclore de Maiorca. Este ano, além de Portugal, o festival apresenta representações de Ballet Folclórico Municipal de Rancagua (Chile), Companhia Artística Danzar (Colômbia), Folk Ensamble Bystrina (Eslováquia), Grupo Netos de Bandim (Guiné-Bissau), Ballet Folklórico del instituto Tecnológico de Celaya (México) e Ballet Folklórico Sabor Boricua de Elmyrba (Porto Rico).

O programa deste ano apresenta algumas novidades: as actuações deixam de ser no espelho de água junto ao Forte de Santa Catarina passando a ser no Jardim Municipal.

Estão previstas galas nas freguesias com organização das Juntas de Freguesia de Alhadas, Quiaios e Maiorca. Em Buarcos e São Julião estão previstos pontos de animação na Rua da República (Largo Tenente Valadim e Nau), Bairro Novo e muralhas de Buarcos.

Recorde-se que o Festimaiorca é uma iniciativa que começou em 1975 pelas mãos de António Maia Cardoso e Manuel Pinto da Costa (já falecidos) e José Maria Verdete, até ocupar um lugar de destaque no calendário dos festivais internacionais que se realizam em Portugal.

A sessão solene que abre o Festival tem lugar no salão nobre da Câmara Municipal da Figueira da Foz dia 16 de julho às 17h00, seguindo-se os desfiles do traje da Esplanada Silva Guimarães ao Jardim Municipal (18h00), em Maiorca (21h30).

Neste dia, a partir das 22h00 e no Terreiro do Paço de Maiorca, acontece a Gala Festimaiorca com actuações do México, Guiné Bissau, Rancho Casa do Povo de Maiorca, Porto Rico, Eslováquia, Chile e Colômbia.

No dia seguinte, domingo 17 de junho, haverá animação de rua a partir das 17h00, seguindo-se um desfile da Esplanada Silva Guimarães ao Jardim Municipal (21h30) e meia hora depois, Gala Festimaiorca no Jardim Municipal com grupos do Nepal, Porto Rico, Rancho Folclórico «As Salineiras de Lavos», Guiné Bissau e México.

Dia 18 (segunda-feira) está prevista animação de rua a partir das 17h00 em Buarcos (Guiné Bissau), Picadeiro (México) e Rua da República (Porto Rico).

A Gala Festimaiorca no Jardim Municipal (22h00) conta com a presença de grupos da Eslováquia, Chile e Colômbia.

Neste dia, pelas 22h00, tem lugar a Gala Alhadas (Largo do Arnal) com Porto Rico, Guiné Bissau e México.

Dia 19 (terça-feira), a animação de rua regressa às 17h00 em Buarcos (Chile), Picadeiro (Colômbia) e Rua da República (Guiné Bissau).

Pelas 22h00 no Jardim Municipal, apreciam-se as actuações do Porto Rico, Eslováquia e México.

Por outro lado, também às 22h00, realiza-se a Gala Quiaios (Parque de Merendas da Praia de Quiaios) com o Chile, Guiné Bissau e Colômbia.

Dia 20 (quarta-feira), nova atuação de rua a partir das 17h00 em Buarcos (Porto Rico), Picadeiro (Eslováquia) e Rua da República (México).

Às 22h00, a Gala Festimaiorca no Jardim Municipal conta com as presenças de Chile, Guiné Bissau e Colômbia.

À mesma hora, tem lugar a Gala Maiorca (Largo da Feira Velha) com o Porto Rico, Eslováquia e México.

No último dia do Festimaiorca (21 – quinta-feira), a animação de rua a partir das 17h00 acontece em Buarcos (Colômbia), Picadeiro (Chile) e Rua da República (Eslováquia).

Às 22h00 tem início a Gala de Encerramento do Festimaiorca, no Jardim Municipal, com actuações dos grupos de Porto Rico, Maiorca, México, Guiné Bissau, Chile, Eslováquia e Colômbia.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d