Publicado a edição de setembro de 2022 da Revista FOZ

A revista, como quaisquer outros documentos, pode ter vários objetivos ou utilidades.
A Revista FOZ, desde que abraçou esta moldura humana, tem claro na sua visão editorial um único objetivo geral: dar PODER à sociedade civil figueirense.
Em agosto fizemos um trabalho de recuperação desta revista, com uma nova cara e uma estrutura de conteúdos que abrisse horizontes para mudanças profundas na forma de ela ser.
Em setembro revisitou-se a história da cidade da Figueira da Foz, com fim a partilhar com os figueirenses o passado da sua terra. Acreditamos que é fundamental saber quem somos e de onde vimos: qual a nossa identidade e conjunto de ferramentas.
Em outubro o foco da FOZ é o Poder. Queremos olhá-lo e dissecá-lo, com a ajuda de nobres participações e inputs. Começa a ficar claro que a Revista FOZ tem um compromisso sério com os seus leitores: dar-lhes um resumo de conhecimentos e vias para serem e aplicarem a mudança que eles desejam ver na sua comunidade.
Diversos tipos de poder são abordados nesta revista local, todos eles estão de alguma maneira disponíveis a ser usados para construção de uma sociedade mais justa e esclarecida. É evidente que inúmeros problemas acontecem, e poderão perguntar-se porque não os abordamos – lá chegaremos. Na minha e na nossa visão pode ser ainda mais estéril oferecer à vista e às bancas um sem-fim de problemas chamativos e virais, sem antes ter este diálogo sério com quem nos lê (de como poder fazer frente a esses desafios); do que o contrário, simplesmente ainda não os abordar em detrimento deste serviço ao público, deste auxiliar de memória e gatilho para pensamento prático rumo à melhoria da nossa qualidade de vida.
Para além disto, entramos numa nova etapa desta recuperação da revista, apresentamos uma conexão mais forte e visível com a cultura e a vida em sociedade locais – é também para isto que contamos com as revistas…
Até ao final do ano poderá esperar da Revista FOZ este trajeto, centrado em temas, numa ótica de compilação de conhecimento e promoção de liberdade de pensamento.
Como se diz «O futuro a Deus pertence», mas nós tentamos dar-lhe uma mãozinha nesta procura de formulação de rumo e participação ativa para que todos, e cada um de nós, possa entrar nestes tempos difíceis mais livre, forte, conhecedor e capaz.
No fim do dia esta é a verdade. Mas durante o dia, a boa disposição é necessária – não abdicamos dela. Tem encontrado, em nós, alguns momentos da leitura mais ligeiros, provocadores e picantes. Neste número também os há.
Queiramos reencontrar-nos no próximo mês entre aromas e memórias, luzes e verdades negras, festa e reflexão. Aproveite esta revista e dê-nos o seu feedback através do nosso e-mail que pode encontrar na página seguinte.
Termino agradecendo a participação das muitas pessoas, individuais e coletivas, que tornaram possível esta Poderosa Revista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui