Publicado na edição de setembro de 2022 da Revista FOZ

Em 1987, António Cruz Marques e Vitor Pais fundaram a MICROplásticos S.A.

Da sua fundação, até às suas primeiras instalações, passaram 3 anos e a sua primeira vocação foram as peças técnicas para a indústria eletrónica, tendo alcançado em 1995 um volume de negócios de 3 milhões de euros. Nesse ano também, obteve a sua primeira certificação ISO 9002.

Desafiado pelo seu cliente Philips para produzir a 1º válvula de água em plástico em substituição do metal, tornou-se em 1996 o 1º fornecedor mundial da Philips.

No entanto, e antecipando a deslocalização das empresas eletrónicas para a Ásia, a empresa mudou o seu rumo para o setor automóvel.

No ano 2000, e fruto do crescimento de volume de negócios que se verificou graças à entrada no setor automóvel, a MICROplásticos expandiu a sua área produtiva, e em 2001 já faturava 10 milhões de euros.

Somente 5 anos mais tarde, a empresa alcançava os 20 milhões de faturação, um crescimento recorde verificado na indústria portuguesa na altura.

A fábrica original sofre ainda uma nova ampliação no ano de 2007, e em 2012 fruto da limitação existente para a expansão das instalações, a MICROplásticos adquire um terreno para implantação na margem sul do Rio Mondego, na Zona Industrial da Gala.

Em 2014, 2 anos após a aquisição da área industrial, inicia a produção na que é atualmente a fábrica que contém os processos mais automatizados e modernos da MICROplásticos, mas que também esta já foi alvo de uma ampliação no ano de 2019. Nesse mesmo ano de 2014, alcança os 30 milhões de faturação.

Mas como os desafios, numa empresa que procura o crescimento e evolução, nunca terminam, chegou a hora de dar um salto para o exterior. Depois de vários anos com a semente plantada na cabeça dos seus fundadores, em 2017 a internacionalização tornou-se uma realidade e foi criada a MICROplásticos Polska na Silésia, mais concretamente em Gliwice, tendo iniciado a sua produção 1 ano mais tarde.

No ano de 2020, a empresa mantendo o espírito e desejo de ser uma empresa familiar, concluiu o processo de sucessão que estava em curso, tendo a 1º geração e fundadores Vitor Pais e António Cruz Marques abandonado a direção operacional da empresa, ficando a Administração da empresa a cargo da 2º geração.

Atualmente a MICROplásticos conta com 3 unidades fabris, 2 em Portugal e 1 na Polónia e é reconhecida por se dedicar à produção de componentes de elevado rigor dimensional e precisão, de acordo com os requisitos dos seus clientes. A empresa concentra cerca de 75% do seu volume de negócios no setor automóvel, e 55% do seu mercado é a exportação direta. Os restantes mercados são a indústria Elétrica e Consumer.

Mais recentemente, no ano de 2022, e caminhando no sentido de a MICROplásticos se tornar uma empresa sustentável (tanto ambiental como social) foi traçado e apresentado um plano que permitam à MICROplásticos alcançar a Neutralidade Carbónica nos próximos anos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui