16 C
Figueira da Foz
Sábado, Abril 27, 2024

Alerta: Capitania do Porto da Figueira da Foz alerta para agravamento da agitação marítima no período da passagem de ano

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A Capitania do Porto da Figueira da Foz, órgão local da Autoridade Marítima Nacional, alerta toda a  comunidade marítima e a população em geral, que frequente as zonas costeiras e ribeirinhas, para a previsão  de agravamento das condições meteo-oceanográficas, a partir da madrugada do dia 31 de dezembro de 2023 até ao final do dia 1 de janeiro de 2024. Chama-se a atenção para a previsão de ondulação de noroeste, que  apresentará um período largo, o que significa que transportará bastante energia e que poderá atingir os 4 

metros de altura durante o período referido. Devido a este agravamento, devem ser consideradas medidas de  prevenção por todos aqueles que se encontram ou possam frequentar as áreas junto à orla costeira. 

Assim, recomenda-se o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas nos portos e  marinas, das que se encontram nos fundeadouros previstos para a área de jurisdição da Figueira da Foz, bem  como, evitar passeios perto da zona de rebentação, nas praias (com especial enfoque no período de  lançamento do fogo de artifício), nos molhes, esporões e outras zonas de pedra e rocha junto à orla costeira.  Alerta-se, também, para a necessidade de precaver a proteção das infraestruturas, tais como bares e  restaurantes, que estarão mais vulneráveis no caso de se verificarem galgamentos, prestando especial atenção  aos períodos da preia-mar. É vital ter presente que, nestas condições, o mar poderá alcançar zonas que,  aparentemente, parecem seguras. 

Em particular, tratando-se do período da passagem do ano, com o costume da ocorrência de algumas  atividades junto à orla marítima e mesmo no mar, nomeadamente a prática do primeiro banho do ano, devem  todas as pessoas cancelar a organização e participação nestas atividades. Importa referir que, o estado do mar  que se irá verificar no período referido, corresponderia, durante a época balnear, ao hastear da bandeira  vermelha. 

A prática da barra do Porto da Figueira da Foz, irá sofrer os condicionamentos entendidos como necessários  e adequados, tendo em vista a segurança das embarcações e dos seus tripulantes, alertando-se toda a  população, para a necessidade de consulta do Edital da Capitania do Porto da Figueira da Foz, de modo a  inteirarem-se das interdições e condicionamentos previstos para a barra, para os seus molhes e para outras  estruturas na sua área de jurisdição, onde o risco de acidente seja maior. 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d