13.5 C
Figueira da Foz
Sábado, Abril 27, 2024

«Arqueologia Náutica e Subaquática» nos 130 anos do Museu Municipal

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Museu Municipal Santos Rocha promove, no ano em que assinala o seu 130.º aniversário, a 8.ª edição do ciclo de conferências «Temas de Arqueologia» dedicado ao tema «O Mar da Figueira da Foz: Arqueologia Náutica e Subaquática».

O ciclo, que decorrerá de 13 de março a 8 de maio, às quartas-feiras, pelas 14h30, no Auditório Madalena Azeredo Perdigão, é composto por seis conferências. A primeira terá lugar dia 13 de março, excecionalmente na Assembleia Figueirense, e tem como tema «Arqueologia do Mundo da Água, amanhã: O Motor Operatório da Utopia» e orador Jean-Yves Blot, arqueólogo marinho francês, historiador e especialista do património subaquático, responsável por algumas das mais importantes intervenções e iniciativas de valorização do património marítimo português e mundial.

As seguintes cinco conferências realizam-se: dia 20 de março «Arqueologia do Estuário do Mondego: A Marinhas dos Herdeiros (Vila Verde), Cândida Simplício e Marco Penajoia; 10 de abril «Arqueologia Subaquática do Porto da Figueira da Foz: os Sítios Figueira da Foz 3, Figueira da Foz 4 e Cabedelo 4» José António Bettencourt e Cândida Simplício; 17 de abril «Entre o Rio e o Oceano: A salvaguarda do património cultural arqueológico marítimo subaquático português» Pedro Barros; 24 de abril «O Património é de todos: Uma base de dados do património subaquático português», Filipe Castro e dia 08 de maio «O efeito de reservatório oceânico e a as condições oceanográficas na orla atlântica da Península Ibérica. Variabilidade durante o Holocénico», por Monge Soares.

Esta iniciativa é uma parceria entre o Museu Municipal Santos Rocha e a Associação Viver em Alegria, já que as conferências funcionam com aulas da disciplina de Património da Universidade Sénior da Figueira da Foz, tutelada pela Associação.

Estas aulas/conferências são de livre acesso, abertas a todos os interessados e constituem formação certificada para professores.

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d