13.5 C
Figueira da Foz
Sábado, Abril 27, 2024

Dia Nacional dos Moinhos e Dia dos Moinhos Abertos no Núcleo Molinológico

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A celebração do Dia Nacional dos Moinhos e do Dia dos Moinhos Abertos, que este ano decorre no fim de semana de 06 e 07 de abril, sob o mote «Do Barro ao Pão», realiza-se no Núcleo Molinológico de Moinhos da Gândara, um espaço ímpar no nosso território, pelo reconhecido valor patrimonial que encerra.

Ao longo dos dois dias irão ser promovidas, no espaço, várias as atividades, para distintos público: atividades lúdico-pedagógicas (Vento e Água / Massa de Sal) dirigidas a público infanto-juvenil; Oficinas de cerâmica (queima primitiva) dinamizadas por Odete Sousa; Oficina de fabrico de pão: “The Bruta Bread: em busca do pão brutalista” (uma combinação de pão tradicional com uma vertente contemporânea – pão com design), dinamizada por The Bruta Bread Coimbra; Visitas orientadas; “Ciclo da broa”- recriação e confeção ;momentos musicais e de folclore com o Grupo de Cantares da Sociedade Boa União Alhadense e o Rancho Folclórico «As Morenitas da Gândara», da Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Gândara (Moinhos da Gândara).

As iniciativas são gratuitas e o município assegura transporte em autocarro, contudo os interessados devem efetuar inscrição prévia, até dia 05 de abril, para o email servico.educativo@cm-figfoz.pt ou via telefone 233 402840.

Em ambos os dias serão também promovidos almoços tradicionais pelas associações locais, sujeitos a pagamento e a inscrição prévia. Dia 06 o almoço será servido pela Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Gândara, na sua sede (inscrições – 912616379). Já no dia 07, o almoço estará a cargo da Associação Cívica de Defesa dos Moinhos – Mó Gândara, e será degustado nas instalações do Núcleo Molinológico (inscrições – 966161677)

Recordamos que o atual Núcleo Molinológico se encontra implantado numa área agrícola com cerca de oito mil metros quadrados, integra um moinho de água com dois sistemas de moagem (um rodízio e uma azenha), um moinho de vento, uma eira e um forno tradicional. O mesmo foi adquirido pelo Município da Figueira da Foz à Associação Cívica de Defesa dos Moinhos – Mó Gândara e tem vindo a ser dinamizado pelo Departamento de Cultura e Turismo / Serviço de Museu e Núcleos, em parceria com a Junta de Freguesia de Moinhos da Gândara, bem como com as coletividades locais. Recentemente foi alvo de uma empreitada no valor de 136 763,85 € (acrescido de IVA) e, a curto prazo, será requalificado, sendo-lhe dada uma abordagem museográfica e expositiva que irá proporcionar novas interpretações e o afirmará como um espaço cultural, pedagógico e identitário do concelho.

Fonte: CMFF

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d