15.5 C
Figueira da Foz
Quarta-feira, Junho 19, 2024

Alunos da Escola Bernardino Machado debateram os Paradoxos da Tomada de Decisão Racional

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A palestra “Trocas altruístas num mundo competitivo”, dinamizada por Adérito Araújo, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, no dia 17 de maio, foi a oportunidade para apresentar os alunos da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado (Agrupamento de Escolas Figueira Mar) a teoria dos jogos, uma área de imensa aplicação na vida real, em áreas tão diversas como a psicologia, a biologia, a economia, a ciência política e a ética.

A teoria dos jogos estuda a tomada de decisão interativa, onde o resultado para cada participante ou “jogador” depende das ações de todos. Todo o jogador deste tipo de jogo, ao escolher o seu curso de ação ou “estratégia”, tem sempre de levar em consideração as escolhas dos outros, especialmente quando a tomada de decisão racional ocorre em condições de incerteza e, sobretudo, de incerteza competitiva, o que levanta questões de eficiência e de justiça.

Esta atividade foi organizada pelos professores de Filosofia e Matemática do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, tendo decorrido no Auditório Afonso Ernesto de Barro, da Misericórdia Obra da Figueira.

 

(Notícia enviada pela escola)

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos