Frederico Morais (Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas)
A Liga MEO Surf 2025, principal competição do surf nacional, arranca esta sexta-feira, 28 de março, com o Allianz Figueira Pro. A etapa inaugural, que decorre na Figueira da Foz, trará às ondas algumas das maiores estrelas do surf português, incluindo Frederico Morais. O experiente atleta, três vezes campeão nacional e ex-competidor do circuito mundial da World Surf League, regressa à Liga MEO Surf para testar a sua recuperação após uma lesão no tornozelo.
Em declarações antes do evento, “Kikas” destacou a importância desta prova no seu regresso à competição: “É ótimo poder voltar à Liga MEO Surf. O nível é muito elevado e isso vai puxar por mim. Ainda estou a recuperar, mas quero testar o meu pé para estar a 110% quando começar o circuito Challenger Series. O meu objetivo para este ano é requalificar-me para o circuito mundial.”
O Allianz Figueira Pro será também palco de disputas intensas entre os melhores surfistas nacionais. Entre os confirmados estão Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, atuais campeões nacionais, que envergarão a licra amarela Go Chill. As baterias estão definidas, prometendo duelos emocionantes tanto no quadro masculino quanto no feminino.
Além de pontuar para a Liga MEO Surf, a prova faz parte da Allianz Triple Crown, um sub-troféu que premeia os surfistas com melhor desempenho ao longo das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. Haverá ainda prémios paralelos como o Prio Best Wave, Bom Petisco Girls Score e Waversby Round.
A etapa também marca o arranque da corrida aos Wildcards para o Quiksilver Fest, prestigiada competição internacional em França, onde o melhor e a melhor rankeada da Liga MEO Surf garantirão um lugar. Para os fãs do desporto, o Fantasy Surfer já está disponível, permitindo aos participantes criarem as suas equipas e competirem por prémios exclusivos.
Todas as baterias do Allianz Figueira Pro poderão ser acompanhadas em direto através da Sport TV, Facebook do MEO, app do MEO (posição 810 da grelha) e redes sociais da ANSurfistas.
A organização está a cargo da Associação Nacional de Surfistas, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Prio e o apoio de Jerónimo Martins na sustentabilidade. O evento conta ainda com a parceria local do Município da Figueira da Foz e o suporte técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Associação de Desenvolvimento Mais Surf.